
Marataense participa da FEBRACE em São Paulo
layers Administrativo
event 31/03/2025

O jovem marataense Aderson Guilherme Camillo, de apenas 17 anos, já coleciona medalhas e premiações em feiras municipais, regionais e estaduais. Na última semana, esteve em São Paulo, acompanhado pela professora Luana Rech Kerber, para apresentar o projeto Diplomatizando: Mitigando as Desigualdades Sociais na Carreira Diplomática Brasileira na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). O evento, voltado para estimular a cultura investigativa, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na educação brasileira, reúne jovens pesquisadores de todo o país.
O projeto, desenvolvido por Aderson, é uma pesquisa científica que busca entender os motivos que levam os jovens a se desinteressarem pela carreira diplomática. Para enfrentar essa questão, o Instituto Diplomatizando promove simulações da ONU (Organização das Nações Unidas), debates competitivos (olimpíadas do conhecimento), oferece uma comunidade de networking e disponibiliza uma plataforma com cursos e videoaulas, entre outras iniciativas que incentivam o ingresso na diplomacia. Durante o processo, ele contou com a orientação do professor Ricardo Lermen e do coorientador Luís Carlos Lottermann.
A participação na feira representou uma experiência de grande aprendizado. ''Conquistei muito conhecimento, fiz várias amizades. Foi divertido e diferente do que estava acostumado. Creio que amadureci bastante minha percepção e meu entendimento sobre feiras. Participar da FEBRACE é para poucos, e pude compreender muito melhor o mundo científico'', compartilhou Aderson.

Apesar de não ter sido premiado desta vez, o trabalho recebeu muitos elogios dos avaliadores. ''Uma avaliadora disse que era nota 10, outro comentou que estava bem organizado, e um terceiro destacou a inovação e a importância do projeto'', destacou.
Além da vivência na feira, Aderson teve a oportunidade de conhecer e conversar com o diplomata e cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Richard Glenn.
A Prefeitura Municipal e a comunidade marataense parabenizam Aderson pelo seu empenho e dedicação. Ficamos orgulhosos por termos jovens talentosos em nossa cidade, como você, que levam o nome de Maratá e incentivam outros estudantes a seguirem constantemente em busca de seus sonhos.
Como forma de apoio e incentivo, a Prefeitura concedeu um auxílio financeiro de R$ 2.000,00 para cada um, estudante e professora, por meio da Lei Municipal 2.309/2025, contribuindo para as despesas da viagem e viabilizando essa importante conquista.