Secretaria da Saúde promove evento Outubro Rosa/Novembro Azul - 30/10/2019
Crédito: Júlio Hanauer

As Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul estão entrelaçadas em 2019, com ações simultâneas para conscientizar homens e mulheres quanto à prevenção de doenças e cuidados com a saúde. Em Maratá, a Secretaria Municipal da Saúde vai promover o evento "Outubro Rosa/Novembro Azul Juntos, a favor da Vida!". O evento acontece na Sociedade de Maratá, no centro, dia 14 de novembro às 13h30min.

Conforme a secretária da Saúde do município, Gisele Schneider, os participantes serão acolhidos pela equipe da secretaria e logo após irão assistir à Peça Teatral com o Grupo Vivandeiros da Alegria, que irá abordar, de forma divertida, a saúde integral e a prevenção de doenças, bem como qualidade de vida e hábitos saudáveis. Durante o encontro, também haverá agendamento do exame de PSA (Prostate-Specific Antigens), sorteio de brindes e lanche saudável. Os participantes poderão utilizar o transporte da Oficina Terapêutica (MaratáTur) conforme o roteiro de costume.

Gisele Schneider destaca que o Centro Municipal de Saúde entrará em contato com os possíveis pacientes que serão encaminhados ao exame de toque após os resultados do exame de PSA. Já os cuidados preventivos da saúde da mulher acontecem ao longo do ano com ginecologista, clínico geral e enfermeiras que coletam o exame de pré-câncer.

As mamografias são disponibilizadas o ano inteiro, conforme requisição médica. Gisele reforça que todos os exames das mulheres são gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser solicitados na secretaria da Saúde.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados