Alunos apresentam projetos de turismo rural - 08/10/2019
Crédito: Júlio Hanauer

Estudantes de Maratá apresentaram nessa segunda-feira, 7, na Casa do Turista, seus projetos sobre Turismo Rural, desenvolvidos para a Feira de Ciências no final de 2018. Por meio de pesquisas teóricas e práticas, os jovens do 8º e 9º anos da Escola Pedro Cristiano Höher, de Esperança, foram incentivados a criar projetos de empreendimentos turísticos viáveis para instalação em Maratá.

Conforme a professora orientadora, Luana Rech, ideias de outros lugares que pudessem ser aplicados na cidade também puderam ser utilizadas. "Os alunos pesquisaram os locais nas suas comunidades e em locais próximos", afirma a professora.

Com os projetos prontos, os alunos expuseram suas pesquisas e ideias aos servidores públicos e comunidade, a fim de captar interesses da iniciativa privada e demais interessados a criarem os empreendimentos turísticos. No total são cinco trabalhos criados pelos alunos: "O arroio dos Riffel e seus encantos", "Kampf der tinten (paintball)", "Trilha de aventura", "Turismo rural" e "Parque ecológico São Pedro".

Os estudantes tiveram que desenvolver trilhas, pesquisar referencial teórico sobre suas ideias e questões ecológicas e pensar nas variadas formas de se fazer turismo para descobrir o que seria possível criar nas propriedades rurais estudadas. "Todos os grupos tiveram que falar com os proprietários dos espaços para entender o que tem no local e ver alternativas para turismo", completa a professora Luana.

Participaram do evento de apresentação na segunda-feira, 7, o prefeito Fernando Schrammel, servidores municipais, alunos, professores e cidadãos ligados ao turismo em Maratá. No final dos painéis explicativos, os alunos entregaram seus projetos ao prefeito e ao secretário de Turismo de Maratá, Alexandro Haupenthal, objetivando conquistar apoiadores para no futuro colocar os as pesquisas em prática.

Legenda: Estudantes entregaram seus projetos à Secretaria de Turismo

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados