IBGE realiza a primeira reunião de planejamento do Censo 2020 - 10/09/2019
Crédito: Júlio Hanauer

A fim de iniciar o processo do Censo Demográfico 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou na manhã desta terça-feira, 10, A Reunião de Planejamento e Acompanhamento de Censo (Repac) com representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Emater. Durante o encontro foram apresentados alguns detalhes do recenseamento que é realizada a cada 10 anos.

Representante do IBGE, Leonardo Pedretti Dolejal informou que o recenseamento em Maratá será realizado de agosto a outubro do próximo ano, quando cerca de 899 residências serão visitadas. O encontro visa levar informação para pessoas que tenham contato direto e frequente com os cidadãos, a fim de informar sobre o processo de recenseamento.

Leonardo destacou que os recenseadores, ao visitarem as casas, estarão identificados com bonés, coletes e mochilas em tom azul com a logomarca do IBGE. Além disso, eles portarão um celular com capa azul, dispositivo que coletará as informações. Para o censo, o município é dividido em setores, conforme o número de habitantes em cada região do território municipal.

Para o início do próximo ano, estão previstos os processos seletivos (concursos) de pessoas que queiram trabalhar no Censo 2020. "É importante que os candidatos e recenseadores sejam do município, para facilitar a identificação e também o contato com os moradores", afirma Dolejal. Em uma nova reunião a ser definida pelo IBGE, serão repassadas novas orientações e informações do Censo. Mais informações podem ser obtidas junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pelo 0800 721 8181 ou no site www.ibge.gov.br

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados