Alunas de Esperança estarão na MOSTRATEC Júnior - 28/08/2019
Crédito: Júlio Hanauer

Elas pesquisaram e estudaram bastante para a 1ª Schulmesse, Feira Municipal de Iniciação Científica de Maratá, e agora conquistaram vaga para a MOSTRATEC Júnior. Bianca Nonnemacher, Eduarda Schaeffer Schmidt, Jéssica Cristina de Souza e Kauany Dutra Bairros da Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pedro Cristiano Höher, da Comunidade de Esperança, tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos na Mostra Científica de Tupandi.

Com trabalhos premiados em primeiro lugar na mostra da escola de Esperança, as alunas expuseram suas pesquisas para avaliação de jurados de municípios da região. Tratando sobre o tema "Maratá água e saúde", Jéssica Cristina de Souza e Kauany Dutra Bairros da Silva saíram do evento de Tupandi classificadas a MOSTRATEC Júnior, que acontece em outubro, no Centro de Eventos Fenac, em Novo Hamburgo.

Bianca e Eduarda não se classificaram para a próxima fase, mas se destacaram ao apresentar o trabalho "Contraturno em Maratá". Com orientação dos professores Luana Rech Kerber e Lucimar Alberti, todas as pesquisas feitas na escola são motivo de orgulho para a diretora Anisete Schreiner. "Os alunos aprenderam a realizar trabalhos de uma forma diferente. É bom que eles saibam desde cedo construir um trabalho cientifico, porque isso facilita quando eles estiverem em uma universidade", afirma Anisete.

Jéssica e Kauany escolheram o tema água porque o mundo todo discute o assunto. "É essencial para o meio ambiente e para a saúde, para todas as formas de vida", afirma Kauany. Ambas esperam disseminar para outras pessoas, na MOSTRATEC Júnior, a conscientização da preservação da água.

Para a secretária de Educação e Cultura, Clarine Pittelkow Luft, é uma satisfação enorme ver as pesquisas desenvolvidas no município de Maratá sendo apresentados e levados para outros municípios da região. "Cabe destacar que é uma oportunidade única a troca de experiências e novas aprendizagens adquiridas pelos estudantes que participam destas atividades", comenta.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados