Notícias

Nova modalidade de acolhimento no Centro de Saúde de Maratá - 24/07/2019
Crédito: Matéria Jornal Ibiá / Prefeitura Municipal de Maratá.

Princípio da equidade. Os pacientes irão ser atendidos conforme suas necessidades

A partir do dia 1° de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde de Maratá, implantará o projeto de acolhimento no Centro de Saúde do Município. Com esta nova modalidade, o Executivo espera organizar as consultas e oferecer melhor atenção a todos.

O atendimento que até então é realizado por ordem de chegada, será realizado por classificação de risco. Ou seja, aqueles que não tiverem uma consulta agendada, passarão por um acolhimento com a equipe de saúde que irá definir qual a necessidade desse paciente. A avaliação será feita conforme os critérios do Ministério da Saúde e do SUS.

"Renovação de receitas, requisição de novos exames e mostrar exames para o médico, por exemplo, serão feitas como consultas agendadas, porque elas são previsíveis, podem ser programadas", fala a secretária da Saúde, Gisele Adriana Schneider. De acordo com a titular da pasta, o acolhimento irá avaliar a queixa, sinais vitais, e toda a situação de uma forma integral, e será feita a classificação de risco, podendo o paciente ser encaminhado para uma equipe de enfermagem, para um médico ou até mesmo ter uma consulta agendada.

Segundo Gisele, o objetivo com essa mudança é atender melhor todos os usuários e, com o tempo, eliminar as filas no Centro de Saúde. "Hoje as pessoas chegam à demanda espontânea para pedir receita, então acaba ocupando vagas que poderiam ser direcionadas àqueles que estão com dor e sofrimento naquele momento", fala a secretária.

A partir do dia primeiro também ocorrerá uma mudança no horário do Centro de Saúde. O posto abrirá às 8h e funcionará até as 17h, sem fechar ao meio dia. Já a farmácia do Centro irá abrir às 8h e fechar às 11h30min e reabrir às 12h e fechar às 17h. Desse modo, das 8h às 9h a equipe de enfermagem estará envolvida apenas no acolhimento e triagem dos pacientes. Os procedimentos de realização de curativos e de vacinas serão feitos após esse horário, quando a demanda para a triagem já terá sido atendida. Assim, curativos passam a ser realizados das 9h às 11h e das 14h às 16h e vacinas das 9h às 11h30min e das 14h às 16h30min.

Para ser atendido, o usuário precisa ter um documento e o cartão SUS atualizado em mãos. Caso o cartão não esteja atualizado, é importante que seja realizada a mudança antes do atendimento.


horas

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
8h às 12h
13h às 17h

Contato Rápido

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados