16ª edição da Copa Schin Intermunicipal de Futebol de Areia inicia hoje em Maratá. - 11/01/2019
Crédito: Jornal Ibiá. Prefeitura Municipal de Maratá.

Legenda: Tradicional torneio inicia hoje. São dez equipes na categoria Força Livre, seis no Municipal e cinco no Feminino.

Com 21 equipes e três categorias, a 16ª edição da Copa Schin Intermunicipal de Futebol de Areia inicia hoje em Maratá. Com o objetivo de resgatar a força do beach soccer local, a organização do torneio incluiu neste ano a categoria Municipal, que reúne apenas times de Maratá. Em contrapartida, os últimos campeões da Força Livre, Parma (2017) e Peludos (2018), não se inscreveram para o campeonato de 2019. A rodada de abertura começa às 19h45min, na arena localizada no Parque da Oktoberfest.

Outro destaque é o expressivo número de equipes montenegrinas nesta edição. Ao todo, são sete times da Cidade das Artes. Na categoria Força Livre, os participantes da cidade são Tok de Bola/Absolut/Genifer Sports, Side Sul, Casa da Borracha/RM Contabilidade e Chelsea. No Feminino, Fênix, Fominhas e Tok de Bola/Absolut/Genifer Sports representam Montenegro. Os atuais campeões dessas duas categorias, inclusive, são montenegrinos (Peludos e Fominhas).

A maior competição de futebol de areia do Vale do Caí inicia com o duelo entre Máfia da Pimenta e Aliança, pelo Municipal. Principal novidade da 16ª Copa Schin Intermunicipal, a nova categoria será um misto de Força Livre com Veterano. No regulamento consta que cada equipe precisa ter ao menos dois atletas veteranos em quadra.

Além de Máfia da Pimenta e Aliança, que fazem o jogo de abertura do campeonato, Macega, Gladiadores, Esperança e Horizonte também disputarão o título da classe Municipal. Atleta do Esperança, Wagner Erig vê equilíbrio entre as equipes e destaca a participação da comunidade com essa novidade. "Todos os times se conhecem bem, vai ser um campeonato bem disputado. A comunidade vai participar mais da competição, o que não estava mais acontecendo nos últimos anos", ressalta.

Em busca do título inédito, Tok de Bola reforça o plantel
Depois de bater na trave nas últimas duas edições, o Tok de Bola reforçou seu elenco para o campeonato deste ano. Comandado por Alexandre Kerber, o time montenegrino não perdeu nenhum jogo nos dois últimos campeonatos, mas foi derrotado nos pênaltis nas duas decisões e acabou com o vice-campeonato. "Estamos invictos há dois anos, mas não conseguimos ser campeões. Mantivemos a base e acrescentamos valores importantes à equipe", comenta o treinador.

No setor defensivo, chegaram os goleiros Fábio Haupenthal e Luis Fernando, e o defensor Felipe Quevedo. No meio-campo, as caras novas da equipe são Negretti e Lelinho. Já para o ataque, o Tok de Bola terá como novidade Paulinho, autor do gol do título do Medonhos no Cantegril, em dezembro.
O Tok de Bola é um dos favoritos da categoria Força Livre, mas nesta sexta já enfrenta um dos postulantes ao título, o anfitrião Maratá. "Temos uma estreia muito complicada, contra um grande adversário, que com certeza terá o apoio da torcida. Precisamos ter concentração, foco e humildade. Sabemos da nossa capacidade e sabemos da qualidade do adversário. Diria que é um clássico", enaltece Alexandre.

O treinador também comanda as meninas do Tok de Bola. Na disputa pelo título do Feminino, a equipe da cidade terá como adversários o Mega Embalagens, de Salvador do Sul, Boleiras, de Maratá, Fênix e Fominhas, de Montenegro. "Nosso time é uma mescla entre experiência e juventude. Por isso, acredito que o favoritismo seja de Fênix e Fominhas. Queremos chegar, mas sempre com os pés no chão", completa.

Tabela da primeira rodada - Hoje (11/01)

19h45min - Máfia da Pimenta x Aliança - Municipal

20h35min - Seleção Caiense x Stella FC - Força Livre

21h20min - Fênix x Tok de Bola - Feminino