ESCOLA FESTEJA 50 ANOS - 28/08/2014

Escola do interior de Maratá festejou meio século de existência, e preparou uma festa para comemorar com seus ex-alunos, professores, funcionários, diretores, presidentes do CPM. No último domingo centenas de pessoas se reuniram na comunidade de Uricana para prestigiarem as homenagens, almoço e apresentações artísticas. Logo pela manhã aconteceu a abertura oficial da festa com a recepção das autoridades, entre elas o Prefeito Fernando Schrammel, vereadores, Secretária da educação, padre, diretoras e comunidade presente. O Diretor Sirio José Nonnemacher fez questão de resgatar a história da pequena escola, a qual teve a expedição de documento de oficialização da criação em 16 de agosto de 1963, há 51 anos atrás, sendo por esse motivo a comemoração do cinquentenário da escola. Até 1999 o educandário se chama João Fernandes Vieira, onde a partir daquele ano passou a se chamar Lúdia Araújo Viegas, devido a solicitação da comunidade local, pelo fato de a patrona ter desempenhado um excelente trabalho na escola e na localidade de Uricana. Lúdia era natural de Montenegro, formada pelo curso de Magistério no ano de 1939, e no ano de 1943 mudou-se para a pequena Uricana, onde lecionou em sua própria casa, pois não havia prédio escolar. Uma das curiosidades da patrona foi que ela chegou a atender 75 alunos de 1ª a 5ª série em um só turno de trabalho e na mesma sala. Além disso, todos os professores que lecionaram em Uricana foram homenageados, assim como ex-funcionárias e ex-presidentes do CPM. Cerca de 430 pessoas participaram do almoço organizado pelo CPM e equipe escolar. Já na parte da tarde aconteceram diversas apresentações culturais dos alunos do grupo vocal infantil, violão e guitarra, alunos da escola e apresentação da Banda Marcial, a qual foi implantada na escola este ano. Hoje são atendidas 21 crianças do 4º e 5º anos, por dois professores, Sirio e Sandrina Kerber, bem como Sandra Schu (em licença maternidade), Gabriela Wilhehm (professora de educação física) e Maria Duarte de Souza que faz o serviço de auxiliar de serviços escolares. O diretor Sirio Nonnemacher e o presidente do CPM, José Anoir Nonnemacher, agradecem todas as pessoas que aceitaram o convite e participaram do evento, bem como toda a equipe que colaborou com a organização.

Por Júlio Hanauer