Atenção Munícipes! - 27/02/2014

DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA

Após confirmações de casos de raiva felina no Estado, a equipe da Vigilância em Saúde reuniu-se para definir as ações de controle da doença. Ficou definido que haverá, no dia 08/03/2014, das 8:30 às 11:00, na Praça Municipal, vacinação gratuita para proteger cães e gatos. Cada proprietário deve trazer seu animal, em segurança (com guias, coleiras ou em caixas de transporte), para que o animal seja vacinado, sem perigo de fugas.

Fique atento, pois essa vacinação pela Prefeitura só ocorrerá nessa data, nesse horário. Antes e/ou depois disso, cada proprietário deve procurar o Médico Veterinário de sua preferência, para realizar a vacina nos seus animais.

O vírus da raiva é transmitido ao homem através do contato com a saliva do animal infectado, principalmente por mordedura. A raiva é uma zoonose (ocorre em animais e também pode afetar o ser humano) grave, 100% letal (leva à morte).

Essa vacinação visa proteger a todos, não só os animais domésticos, mas todos os mamíferos envolvidos, inclusive os humanos.

Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus, e, portanto podem transmitir a doença. Aí está a importância de vacinar todos os animais, todos os anos.

Em caso de acidente com um animal suspeito, seja ele um morcego, cachorro, gato, bovinos, etc., é necessário procurar orientações no Posto de Saúde, para receber vacina e acompanhar o caso.

Para maiores informações, entre em contato com a Vig. em Saúde de Maratá, pelo telefone 51 3614 4151, com a Fiscal Thuani Flôres.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados