Encontro de Formação para o Grupo da EMEI Descobrindo a Vida. - 15/02/2017

A Educação Infantil influência toda a vida de uma criança, por isso a importância de ser bem aplicada e com excelência, pois tem como finalidade desenvolvimento integral da criança de até 05 anos, em seus aspectos, físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Diante isso, a Secretaria Municipal de Educação proporcionou no dia 13 de fevereiro um encontro de formação para o grupo da EMEI Descobrindo a Vida. Na oportunidade as professoras e monitoras orientadas pelas Palestrantes Anisete E. Schreiner e Juliana Dai Prá tiveram diversos aprendizados desde teóricos e práticos, com técnicas, músicas, jogos, brincadeiras com foco na ludicidade. O intuito é educar, ensinar onde a criança se diverte e interagindo com os outros. Também foi momento onde puderam relembrar toda sua trajetória dentro da própria entidade e de sua vida profissional até os dias de hoje. Ângela Mara de Vargas e Fabiane Feyh , trabalham como monitoras na Educação Infantil do Município. Elas concluíram o ensino médio e o magistério juntas, no inicio de sua jornada profissional realizaram trabalho voluntário por 08 meses na antiga Associação a Creche e hoje já são mais de 22 anos na instituição. Atualmente funcionaria concursada, Ângela fala da importância do Curso de Formação: "Pra mim sempre é valido cada aprendizado novo, pois assim podemos desenvolver um trabalho mais atualizado para o desempenho das crianças". Outro fato marcante e muito esperado é a construção da nova EMEI que além do sonho da comunidade será uma realização profissional e as deixa muito feliz por poder estar futuramente participando de mais essa evolução da educação infantil em Maratá. Fabiane destaca: "Gostei do curso, pois tivemos uma interatividade entre a parte prática e teórica, proporcionando assim um momento de coleguismo e aprendizado."

Francine Kehl concursada, participou da sua primeira atividade da escola e foi seu primeiro dia de trabalho e interatividade com todas as colegas de trabalho. Francine destaca: "Estou me sentindo realizada em estar aqui e a formação nos proporcionou idéias novas das quais iremos trabalhar em equipe para o bom desenvolvimento das crianças, as técnicas, circuito de jogos, músicas que fizemos foi muito divertido para nós, imagina como os alunos vão adorar".

As ministrantes Juliana e Anisete despertaram ainda mais o amor e dedicação do grupo para o trabalho com as crianças, enfatizando o quanto essa fase é primordial para o desenvolvimento de futuros cidadão, e de como as atitudes, forma de trabalho e que os saberes ali construídos no dia a dia com cada criança é um fator relevante ao ato de ensinar/educar e possibilitando assim as profissionais uma reflexão de suas práticas do trabalho diário. Para finalizar o encontro as palestrantes deixaram uma frase de Içami Tiba "A grande vantagem do ser humano nascer sem saber nada é que ele pode aprender tudo...".

Eduardo Kleinschmitt  Assessor de Imprensa