Iniciam as oficinas de Teatro e Dança do Espaço da Arte em Maratá - 27/02/2014

Nas próximas semanas começam em Maratá as oficinas de teatro e dança do Espaço da Arte, em parceria com a Prefeitura Municipal. Este será o oitavo ano de atividades da organização na cidade. As aulas de dança e ballet com a professora Fernanda Bon continuam nas quintas-feiras, com início previsto para dia 6 de março. O teatro será nas terças-feiras, começando dia 11 de março, com professor Diones Leidens. Ambas atividades acontecerão no Restaurante Canecão.

As aulas de ballet ocorrerão em dois horários: 10h15, para crianças de 2 a 5 anos, na  Creche Municipal, e 13h30, para estudantes de 1º ao 5º ano. Em 2014 haverá três grupos de dança. O primeiro será às 9h, para alunos de Ensino Fundamental. Após, às 12h30, será a vez dos estudantes de Ensino Médio ter a oportunidade de fazer aula. O último grupo do dia, composto por crianças de 1º ao 5º ano, vai se reunir às 14h30.

As primeiras aulas de teatro estão marcadas para dia 11 de março, com o professor Diones e irão acontecer em dois horários: 9h30, para alunos de 6º ao 9º ano, e 13h30, destinado aos pequenos de 1º ao 5º ano. Se houver interesse da comunidade, há ainda a possibilidade de começar um novo grupo.

Espaço da Arte estará em 18 cidades gaúchas em 2014

O Espaço da Arte estará em 18 cidades gaúchas no ano de 2014, onde estima que contará com 2 mil alunos de teatro e dança, um número inédito para a instituição, que em março completa 10 anos de atividades. Além das oficinas, a organização estará envolvida com a produção de quatro espetáculos somente no primeiro semestre e ainda a coordenação da turnê da peça ?Todos por uma coisa só?, em parceria com a Tribu di Arteiros. Para dar conta de tudo, a equipe é composta por 16 pessoas, sendo 11 professores, três monitores e dois profissionais na produção cultural, comunicação, mídia e eventos.

"Será um ano muito movimentado e com a participação ativa do Espaço da Arte em todo o estado. Nosso objetivo para 2014 é tornar-se referência em artes cênicas nas cidades onde estamos inseridos. Para isso, buscaremos a excelência nos processos de arte-educação e também vamos procurar estar cada vez mais próximos das comunidades", explica Fernando Tepasse, diretor executivo do Espaço da Arte. "Além disso, queremos continuar levando o nosso jeito de fazer arte e de educar através dela, com sensibilidade, carinho, respeito e amor pelo que fazemos a 10 anos", completa Tepasse.

Neste ano, o Espaço da Arte estará em duas novas cidades: Parobé e Alvorada. Na primeira as aulas de teatro serão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Dornelles Vargas, no bairro Jardim, para alunos desta instituição. Em Alvorada o projeto vai acontecer em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Em Bom Princípio a organização vai começar uma nova unidade na Escola Estadual Santa Terezinha do Forromeco.

Além destes dois municípios, a associação continuará atuando em Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Dois Irmãos, Estrela, Farroupilha, Feliz, Lajeado, Maratá, Novo Hamburgo, Portão, Porto Alegre, Sapiranga, Sério, Tupandi, Vale Real e Westfália.

Para auxiliar nas unidades, três novas monitoras irão trabalhar com o Espaço da Arte: Gabrielle Zimmermann e Fernanda Finck, com o professor Fernando Tepasse, e Maiara Baumgarten, com a professora Bianca Flôres. Todas elas são alunas de teatro há bastante tempo e foram convidadas a acompanhar as aulas destes profissionais e também auxiliá-los no que for necessário. Shana Domingues, Camila Pasa, que foram monitoras em 2013, assumem a função de professoras responsáveis por unidades neste ano.

A equipe ainda é composta pelos professores Diones Leidens, Denisson Gargione, Thais Backes, Rosmeri Lorenzon, John Becker, Fernanda Bon e Raquel Backes. Na produção cultural, comunicação e organização de eventos está Maria Paula Corrêa e na Mídia, criação gráfica e produção audiovisual está Rodrigo Rott.

Além das unidades de teatro e dança, a produção de peças e projetos culturais está ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos, através da realização de ações em parceria com Prefeituras Municipais e iniciativa privada. Em fevereiro o Espaço da Arte esteve envolvido no 30º Rodeio Internacional de Vacaria com o projeto de prevenção a AIDS através das apresentações teatrais, utilizando o método do ?teatro invisível?. A parceria foi com as Secretarias de Saúde do município e do Estado.

Para o primeiro semestre estarão sendo produzidas quatro peças teatrais. A primeira é sobre a restauração da Igreja de Bom Princípio e tem estreia marcada para maio. Em julho mais três peças serão apresentadas: "A Busca da Caixinha", "As aventuras de Mimosa" e ?A Caixinha Mágica", todas elas durante a Rural Show, de 17 a 20 de Julho,em Nova Petrópolis. Outros projetos estão em fase de aprovação e em breve serão divulgados.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados