Tarde de reencontros e homenagens aos idosos de Maratá - 05/10/2022
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

Idosos do Grupo Conviver se reencontraram na tarde desta quarta-feira, 05, no Parque Municipal da Oktoberfest, depois de mais de dois anos sem atividades coletivas presenciais por conta da pandemia. A programação, organizada pela Secretaria de Habitação e Assistência Social, através do Centro de Referência em Assistência Social, reuniu mais de 100 pessoas.

Na abertura do evento, a psicóloga Thais da Cruz leu uma mensagem em homenagem aos idosos pela passagem do Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A prefeita Gisele Schneider destacou, em sua fala, a importância de viver e envelhecer bem, com saúde e felicidade.

Durante mais de uma hora, os participantes assistiram o documentário "Recordando Maratá", projeto idealizado pelo Cras Conviver a partir das histórias contadas pelos marataenses durante as visitas domiciliares que aconteceram na pandemia.

De acordo com a assistente social Jaqueline Wollmann, o documentário tem como objetivo principal preservar as ricas histórias narradas pelos idosos sobre diferentes assuntos relacionados ao município. Foram 11 depoimentos de pessoas que residem no interior e no Centro. Os participantes foram presenteados no final da exibição do documentário.

A programação contou, ainda, com a apresentação de uma coreografia especial preparada pelo Grupo de Mulheres do Cras. Juntas, as participantes reforçaram o tema "Envelhecer saudável é mexer o corpo e trabalhar a mente", frase que também foi destacada em um cartaz ao final da dança.

Os participantes receberam um mimo pelo Dia do Idoso e foram convidados para o evento de final de ano, marcado para acontecer na comunidade de Vitória no dia 30 de novembro. A programação anunciada conta com Culto Ecumênico, almoço e Reunião Dançante. O encontro finalizou com o lanche servido pelas coordenadoras do Grupo Conviver.

A comemoração do Dia do Idoso foi aproveitada pela equipe da Secretaria da Saúde para a aplicação do questionário de entrevistas e exames do projeto Rede Bem Cuidar.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos do evento