Notícias

Maratá engajada no Outubro Rosa e Novembro Azul - 29/10/2015


O outubro rosa está quase chegando ao seu final, mas é bom lembrar e alertar sobre o câncer de mama. Além disso, o novembro azul também se aproxima e os homens devem estar antenados para o câncer de próstata.

A Secretaria de Saúde de Maratá realizou, durante este mês, diversas ações que visam alertar a população para o câncer de mama, que neste ano já foi diagnosticado em 57.120 pessoas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Segundo a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família ? NASF - de Maratá, a abordagem da campanha foi realizada de outra maneira. Foram realizadas dinâmicas com públicos diferenciados, atingindo todas as faixas etárias. Diferentemente dos anos anteriores, a equipe debateu de perto com as mulheres dos grupos atendidos na Secretaria da Assistência Social, Saúde, fábrica de calçados e estudantes do ensino médio do Colégio Paulo Chaves.

Segundo Neusa Schmidt, integrante do NASF, a equipe utilizou música para uma atividade de alongamento e ressaltou a importância do autoexame, a partir do momento quando os seios começam a se desenvolver, a fim de perceber alguma anomalia. Além disso, o exame de mamografia deve ser realizado a partir dos 35 anos, no entanto, se ocorrer indicação médica, ele deverá ser feito antecipadamente. O objetivo do núcleo estava centralizado no debate do assunto, na conversa entre as mulheres.

Como outubro já está quase se despedindo, novembro está se aproximando e traz outra campanha. O novembro azul traz o combate ao câncer de próstata como foco principal. Desse modo, a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da EMATER/ASCAR-RS, vai organizar um evento, além da promoção do alerta para a saúde do homem. De acordo com a Secretária da saúde, Gisele Schneider, o combate ao câncer de próstata vem ganhando mais intensidade, pois é a segunda doença cancerígena que mais atinge os homens, no Brasil.

?No dia 10 de novembro, vamos promover uma atividade alusiva ao Novembro Azul, objetivando alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, conforme ocorre com o câncer de mama?, afirma Gisele. O evento está marcado para iniciar às 13 horas, no dia 10 de novembro (terça-feira), no restaurante Canecão. A programação contará com a palestra do Dr. Isaquiel Kautz (urologista), atividade de sensibilização com a equipe do NAAB - Núcleo de Apoio a Atenção Básica - e agendamento de exames de PSA.

 

Por Júlio Hanauer.


FOTO/JÚLIO HANAUER - ARQUIVO 2014. Evento vai reunir os homens marataenses, no dia 10 de novembro, para tratar da saúde do homem.  


horas

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
8h às 12h
13h às 17h

Contato Rápido

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2020 ® Todos os Direitos Reservados