Encontro Folclórico preserva a tradição da dança alemã e entrega diversão aos participantes - 08/08/2022
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

A noite do último sábado, 06, foi marcada pela animação e pelo cultivo da cultura alemã em Maratá durante o 15º Encontro Folclórico do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs (GDFA) Vollerschwung. O evento reuniu 16 grupos de cidades do Rio Grande do Sul e dezenas de cidadãos marataenses que foram assistir às apresentações no Ginásio da Comunidade de Vitória.

Os grupos e o público foram recepcionados pela Orquestra Municipal com as tradicionais músicas do repertório alemão. Esta edição lembrou os 198 anos da Imigração Alemã no Brasil e o início da contagem regressiva para o Bicentenário que será comemorado em 2024.

O anfitrião, com as categorias oficial e casados, foi o último a se apresentar e levou ao salão danças com passos precisos, acrobacias aéreas e um grande brinde entre os integrantes. As crianças que frequentam as aulas de danças alemãs na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Martins, de Macega, também participaram do festival e arrancaram fortes aplausos do público.

Em seu pronunciamento oficial, a prefeita Gisele Adriana Schneider destacou o importante papel desempenhado pelos grupos folclóricos, que além de representar seus municípios, mantém vivas as tradições e costumes alemães, perpetuando as raízes germânicas. "Parabéns especialmente ao Grupo Vollerschwung, que desde 1991 fortalece, divulga e repassa de geração em geração o importante legado deixado pelos imigrantes alemães", sublinhou Gisele.

Já a secretária Municipal de Educação e Cultura, Jussara Henriques Dutra, resumiu a noite através da palavra felicidade pelo fato da união das cidades na grande festa de valorização da dança folclórica alemã. Integrante do Westfälische Tanzgruppe, da cidade de Westfália, Luan Carlos Güntzel definiu o 15º Encontro Folclórico de Maratá como um momento para reencontrar os amigos. "É sempre bom promover a integração, folclorear e preservar a cultura alemã", destaca Luan.

Após as apresentações, a Banda 0800 animou o público que imediatamente lotou a pista. Coreografias como Fligger Lied e Centopeia puxadas pelos músicos, fazendo da noite de sábado um dia inesquecível aos participantes do evento.

O festival foi organizado pelo GDFA Vollerschwung em parceria com a Associação Cultural de Maratá e teve o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e patrocínio do Sicredi.

Confira as cidades representadas no 15º Encontro Folclórico

Arroio do Meio; Barão; Bom Princípio; Campo Bom; Harmonia; Igrejinha; Lajeado; Maratá; Nova Petrópolis; Salvador do Sul; Santa Clara do Sul; Santa Maria do Herval; São Pedro da Serra; Vale Real; Venâncio Aires e Westfália.