Somos destaque regional na arrecadação do ICMS - 03/08/2022
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul dessa terça-feira, 02 de agosto, os índices provisórios de participação dos municípios no produto da arrecadação do ICMS para o exercício de 2023, relativos ao exercício de 2021.

De acordo com a publicação, o Município de Maratá teve um aumento de 4,8% em comparação com o que arrecadou em 2020. Ao analisar os dados dos demais municípios que compõem a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), Maratá possui o quinto maior crescimento regional, superando outras 15 cidades.

Para o prefeito em exercício de Maratá, Marcus Jacó Joner, o desempenho do município reflete o incentivo que a Administração Pública presta ao setor primário na instalação de novos empreendimentos, os quais passam a impactar na economia local a partir de 2023.

Além disso, o crescimento na arrecadação pode ser justificado no reforço do Programa de Integração Tributária e projetos de educação fiscal que incentivam os pedidos das notas fiscais a cada compra, reduzindo a sonegação de impostos. Outro suporte a classificação é o apoio à indústria e a reformulação do Bônus Incentivo, o qual teve um aumento significativo no valor de investimento e nas empresas credenciadas, as quais são obrigadas a emitirem as notas fiscais dos produtos e serviços trocados com os valores do Bônus.