Informações sobre o XIII Censo Demográfico do Brasil 2022 - 29/07/2022

Inicia na segunda-feira, 1º de agosto, o XIII Censo Demográfico do país, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o instituto, o Censo 2022 visitará cerca de 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios, onde moram cerca de 215 milhões de habitantes. Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. É por meio do Censo 2022 que saberemos quantos somos, como somos e de que forma vivemos nas áreas urbanas e rurais do país.

A seguir, confira o que você precisa saber sobre o Censo Demográfico 2022 para que os recenseadores possam ser recebidos de forma segura para todos. Este trabalho, que envolve coleta dos dados e informações, tem impacto na vida de todos nós, ou seja, é importante os cidadãos ofereçam as informações corretas e reais quando questionados.

O que é o IBGE?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O que é o censo?

Os Censos Demográficos são a única forma de informação sobre a situação de vida da população em cada um dos municípios e localidades do País. As demais pesquisas domiciliares são levantamentos por amostragem, que não são representativas para todos esses níveis geográficos.

Para que servem os dados coletados?

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. E também constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

Quem terá acesso às informações coletadas?

Somente o IBGE terá acesso às informações coletadas. A partir desses dados, são elaborados gráficos estatísticos e relatórios impessoais para suprir a demanda dos Estados e Municípios. Fornecendo argumentos para viabilizar investimentos estruturais, promovendo o desenvolvimento das comunidades brasileiras.

Quem irá coletar as informações?

O recenseador é a pessoa devidamente treinada que irá de casa em casa com um questionário para buscar as características das residências, composição de pessoas em cada casa, responsáveis, características dos moradores, mortalidade na família e outros.

Como verificar a identidade do recenseador?

Através do número 0800-7218181 ou do site www.ibge.gov.br, será possível validar a identidade do recenseador, assegurando a segurança de quem irá recebê-lo. Assim como a Brigada Militar e prefeituras terão listas atualizadas dos Recenseadores de cada município.

Quando irão coletar as informações?

Os recenseadores contratados visitarão, entre agosto e outubro, os mais de 70 milhões de domicílios em todos os municípios do país. Eles trabalharão uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, haverá também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.