Concurso Sacolinha Fiscal é Ação Social já tem seus vencedores - 30/06/2022
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

Foram conhecidos na manhã desta quinta-feira, 30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Martins, em Macega, os vencedores do concurso "Sacolinha Fiscal é Ação Social". A ação faz parte do projeto de Educação Fiscal - Cidadania Que Gera Progresso, desenvolvido pelo Programa de Integração Tributária (PIT) do Município de Maratá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Entre maio e junho, os estudantes do Pré A ao 5º ano do ensino fundamental arrecadaram notas fiscais de compras realizadas somente no comércio de Maratá em 2022. Os cupons foram depositados em sacolas individuais de cada aluno e posteriormente contabilizados.

Foram 40 alunos que participaram do concurso. Juntos, eles arrecadaram 8.765 notas fiscais. Ana Júlia Röder, do 1º ano, foi a aluna que mais colocou notinhas na sacola, somando 2.997. Ela recebe como premiação o valor de R$ 120,00. Já Kauam da Silva Pletsch, do 5º ano, receberá R$ 100,00 pela segunda maios soma ao arrecadar 1.016 cupons fiscais. O 3º lugar foi ocupado pela aluna do 1º ano. Alice Fröhlich da Silva, que apresentou 813 notas válidas e recebe o prêmio de R$ 80,00.

A revelação dos vencedores e entrega dos vales da premiação foram realizadas na presença da prefeita Gisele Schneider, da secretária de Educação e Cultura, Jussara Henriques Dutra, equipe do PIT Maratá, diretora da EMEF Arthur Martins, Sandra Schu, equipe da escola e alunos.

O concurso foi criado em 2021 para conscientizar crianças e famílias sobre a importância do pedido das notas fiscais em suas compras a fim de combater a sonegação de impostos. Além disso, a ação permite que as professoras que atuam na escola de Macega possam apresentar em sala de aula a função social na manutenção dos serviços públicos e projetos que beneficiam os cidadãos através da arrecadação dos impostos.

Os premiados tem o prazo máximo de três dias para encaminhar o número do CPF e o número de telefone. Os dados serão enviados ao PIT municipal para o empenho de pagamento. Como os participantes são menores de idade, deverão encaminhar cópia do documento de um dos seus responsáveis legais. Assim que o valor estiver liberado a comissão entrará em contato para a retirada do prêmio.