Projeto realizado em Maratá é eleito um dos cinco melhores trabalhos da 1ª Mostra Estadual de Cuidad - 24/06/2022
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

A Secretaria Municipal de Saúde de Maratá esteve representada no 2º Simpósio Regional de Assistência Farmacêutica (SIMFAR), entre os dias 22 e 24 de junho, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Laís Flores Severo Guthoff, formanda do curso de farmácia e servidora que atua na Farmácia do Centro de Saúde participou do evento.

Nesta edição, o SIMFAR tem como tema principal "O Cuidado Farmacêutico em Perspectiva". Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o Simpósio promoveu a 1ª Mostra Estadual de Cuidado Farmacêutico (RS), na qual profissionais de todo estado apresentaram experiências e inovações em seus serviços.

A marataense levou para a mostra a atividade realizada dentro da Ação Rede Bem Cuidar Maratá, ocorrida no dia 12 de maio. Laís explicou sobre o projeto que envolve a Assistência Farmacêutica na atenção primária de saúde, e a assistência ao paciente idoso polimedicado. Nesse trabalho, informações sobre o uso racional de medicamentos e o descarte correto dos medicamentos são repassados aos pacientes que passam a aderir à sistemática proposta.

Conforme Laís, o trabalho inscrito na 1ª Mostra Estadual de Cuidado Farmacêutico (RS) tem como título "Medicamentos e saúde do idoso", classificado entre os 5 melhores (Categoria 4 - Implementação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária à Saúde) pela equipe do evento.