Reunião on-line últimos ajustes para o Programa Bônus Metrologia Solo Mais Fértil - 13/06/2022
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

As equipes técnicas da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a do escritório municipal da Emater participaram na tarde desta segunda-feira, 13, da reunião online de alinhamento para a execução do Programa Bônus Metrologia - Solo Mais Fértil. O projeto em parceria com o Sebrae e a Universidade de Caxias do Sul vai viabilizar análises de solo e folhas aos produtores rurais do município.

Durante o encontro a equipes definiu como serão encaminhadas as amostras de solo e folhas. Conforme o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Elson Wadenphul, os produtores rurais interessados podem procurar a secretaria ou a Emater para solicitarem o serviço e obterem mais informações relacionadas ao programa.

A previsão é de que na próxima semana o benefício esteja disponível e será concedido conforme ordem de chegada. A parceria prevê 50 análises de solo e 20 análises folhares até o final de 2022. O Município de Maratá vai subsidiar 40% do valor total das análises e os outro 60% serão custeados pelo Sebrae.

Conforme a equipe, os resultados das análises serão interpretados pela extensionista da Emater, Mariane Conrad Karlinski, que fará as recomendações necessárias e prestará apoio técnico aos produtores. Segundo o secretário Elson, as propriedades beneficiadas neste ano serão acompanhadas pelo período de quatro anos. Isso porque é preciso verificar a evolução do solo ou das folhagens com base nas orientações técnicas, comprovando que o produtor adotou as medidas indicadas.