Conversa sobre o cuidado com os animais abre a Semana do Meio Ambiente - 06/06/2022
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

Iniciou na tarde desta segunda-feira, 06, a Semana do Meio Ambiente em Maratá, realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em pareceria com a Emater Ascar/RS. As atividades diárias seguem até sexta-feira, 10 de junho.

A abertura ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Cristiano Höher, em Esperança. Os alunos do 6º ao 9º ano participaram da conversa com o médico veterinário Matheus Neis sobre cuidados com os animais, principalmente com cães e gatos de estimação.

Matheus destacou os principais cuidados que devemos ter para promover o bem-estar dos animais, entre eles os fatores relacionados com a alimentação, vacinas, vermífugos, castração, abrigo e outras questões relacionadas ao assunto.

Além disso, os estudantes foram alertados para a preservação dos animais silvestres e as penalidades para quem realiza caça predatória, considerada crime no Brasil. O médico veterinário explicou, ainda, como podem ser realizadas denúncias de maus-tratos aos animais.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Elson Wadenphul, e o coordenador municipal de agricultura, Afonso Júnior Weschenfelder, participaram da conversa com os estudantes.

Programação Completa da Semana do Meio Ambiente 2022

07/06 | Instalação de placas informativas sobre proibição de depósito de lixo em diversos locais do município.

08/06 | Campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos em parceria com a Cooperativa Languiru. Pontos de descarte nas sociedades de Uricana e Esperança e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

09/06 | ECOVÍDEO - Concurso que abrange alunos do 3ª ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paulo Chaves.

10/06 | Dia do Bota fora - leve resíduos que não são recolhidos na coleta comum (vidros, baterias e pilhas, óleo de cozinha usado e eletroeletrônicos) aos pontos de coleta nas escolas de Macega, São Pedro do Maratá, Esperança, Uricana ou até o pavilhão da Agricultura, no Parque da Oktoberfest. Não há horário específico. Basta você depositar os itens no recipiente de coleta.