Semana do Meio Ambiente 2022 acontece entre os dias 6 e 10 de junho - 02/06/2022
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

O Município de Maratá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater Ascar/RS, promove a Semana Municipal do Meio Ambiente 2022. As atividades acontecem entre os dias 06 e 10 de junho.

Neste ano as ações envolvem palestra sobre a causa animal, instalação de placas informativas sobre a proibição de descarte incorreto de resíduos e concurso Ecovídeo.

A Semana Municipal do Meio Ambiente 2022 apresenta, ainda, outras duas programações especiais para a população. A primeira é campanha de coleta de embalagens de agrotóxico em parceria com a Cooperativa Languiru no dia 8 de junho. O recolhimento acontece nas sociedades de Uricana e Esperança e na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

É importante que a população faça a tríplice lavagem nas embalagens (instruções nas imagens desta publicação), perfure os recipientes que deverão ser colocados em sacos bem fechados e devidamente identificados.

Já no dia 10 de junho acontece o "Bota Fora" para a coleta de resíduos como televisores, eletrônicos em geral, computadores, celulares, motores elétricos, geladeiras, fogões e ferro velho em geral. Os pontos de coleta são: escolas municipais nas localidades de Macega, São Pedro do Maratá, Esperança, Uricana e no pavilhão do Parque da Oktoberfest.

A Semana do Meio ambiente marca, também, a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre no dia 5 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da proteção dos recursos naturais.

Programação Completa

06/06 | Palestra com foco na causa animal na EMEF Pedro Cristiano Höher, em Esperança.

07/06 | Instalação de placas informativas sobre proibição de depósito de lixo em diversos locais do município.

08/06 | Campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos em parceria com a Cooperativa Languiru. Pontos de descarte nas sociedades de Uricana e Esperança e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

09/06 | ECOVÍDEO - Concurso que abrange alunos do 3ª ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paulo Chaves.

10/06 | Dia do Bota fora - leve resíduos que não são recolhidos na coleta comum (vidros, baterias e pilhas, óleo de cozinha usado e eletroeletrônicos) aos pontos de coleta nas escolas de Macega, São Pedro do Maratá, Esperança, Uricana ou até o pavilhão da Agricultura, no Parque da Oktoberfest. Não há horário específico. Basta você depositar os itens no recipiente de coleta.