Municípios debatem melhorias no serviço de saúde - 03/07/2015

Quatro municípios da região reuniram-se na tarde de ontem, para a 4ª Conferência Microrregional de Saúde e a Primeira Conferência Municipal de Saúde de Maratá. O encontro ocorreu no Restaurante Canecão, no Parque da Oktoberfest de Maratá, onde mais de cem participantes, entre usuários, prestadores de serviços na área da saúde, gestores e profissionais da área debateram melhorias na saúde.

Ao início do evento, foi realizada a leitura e aprovação do regimento da Conferência, bem como o discurso oficial das autoridades, entre elas o Prefeito Municipal, Fernando Schrammel. O Prefeito destacou a importância do sistema de saúde do país, além da garantia de um bom serviço à população.

As Secretarias Municipais de Barão, Brochier, Maratá e São José do Sul, trouxeram o Conselheiro Estadual da Saúde, Rafaeli Marques da Silva, o qual explanou sobre o tema ?O direito à saúde com controle social?. Rafaeli trouxe a apresentação de alguns dos nove eixos propostos pelo Conselho Nacional de Saúde. Foram abordados políticas dos direitos da saúde e como funciona o sistema. Ao final da palestra, foi aberto um espaço para questionamentos e após ocorreu os debates em grupos, votação de diretrizes e propostas elaboradas, além da eleição de Delegados para a participação na etapa estadual.

Delegados eleitos:

Brochier: Marinês Blanc da Motta, Marli Marlene Von Mühlem, Fabiel Kamphodst e Rosane Bergeld.

Barão: Fábio Duarte Schwalm, Maria Neiva Ludwig, Adriano Baumcha.

Maratá: Maria Irlene Schütz Schneider, Anisia Maria Grings, Amanda Krug e Valdecir Gotardo.

São José do Sul: Marili Erig Velten, Melânia Schu, Letícia Maria Mossmann e Rogéria de Oliveira Flores.

Por Júlio Hanauer.