Chamar 192 é mais um serviço de urgência e emergência disponível em Maratá - 07/01/2022
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

O Município de Maratá com mais um sistema de atendimento para casos de urgência e emergência em saúde. Após cumprir com os requisitos burocráticos e assinar o Termo de Adesão junto à Secretaria da Saúde do Estado, a municipalidade passa a fazer parte do Projeto Chamar 192, que contempla as cidades que não possuem cobertura de serviços SAMU.

Desde dezembro, os cidadãos que estão no território de Maratá poderão discar 192 para casos graves, entre os quais estão suspeitas de infarto ou AVC, acidentes e demais situações urgentes. Este atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Ao ligar para o número, equipes capacitadas da Central de Regulação das Urgências (CRU) farão alguns questionamentos sobre o caso e médicos indicarão a demanda e os procedimentos a serem adotados pelo Plantão Municipal.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Cláudia Schneider Röder, o atendimento é inserido no sistema de atendimento do Chamar 192 e o paciente é encaminhado ao hospital ou centro de saúde mais adequado para o caso, seguindo as diretrizes do Sistema de Regulação do estado.

Destacamos que este serviço está disponível somente de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os cidadãos poderão continuar ligando ao Plantão Municipal para urgências e emergências em qualquer horário do dia. Os números são: 51 996 548 322 (Plantão) ou 51 998 058 667 (Apoio Plantão caso você não consiga contato com o número principal).