Consulta Popular 2021 está aberta para votação até o dia 30 - 22/11/2021
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

Inicia hoje, 22 de novembro, e segue até o dia 30 deste mês, a Consulta Popular 2021, processo instituído em 1998 no Rio Grande do Sul pelo qual a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado.

Neste ano, a votação das demandas ocorre de forma totalmente on-line por meio do site www.consultapopular.rs.gov.br ou ainda pelo aplicativo Colab, que pode ser baixado no seu celular.

Participam da Consulta Popular os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, sendo necessário inserir o número do título de eleitor no site ou aplicativo. Apenas um dos Programas ou Ações constantes na cédula (veja na imagem desta publicação) poderá ser escolhido pelo cidadão.

A cédula de votação do Vale do Caí possui três demandas aptas para a escolha dos cidadãos. Todas elas relacionadas à área da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e um dos projetos receberá o investimento de R$ 1.028.571,43, valor já reservado pelo Governo do Estado para a região.

Mais informações sobre a Consulta Popular você pode obter na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com Afonso Weschenfelder ou com Thuani Flores Braga, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE). Além disso, o Governo do Estado disponibiliza o e-mail consulta-popular@spgg.rs.gov.br para dúvidas sobre o processo de votação. Dúvidas sobre plataforma Colab podem ser resolvidas através do e-mail contato@colab.re, inserindo no assunto do e-mail "Consulta Popular 2021".

Confira as três propostas para o Vale do Caí

DEMANDA 1: Uso múltiplo da água: estrutura de abastecimento humano e dessedentação animal; Preservação e proteção de nascentes; estruturas de captação e armazenamento de água dos telhados; Construção de micro açudes; Aquisição de veículos e equipamentos distribuidores de água potável; Implantação de sistemas de irrigação no uso múltiplo das águas, a comunidade decidirá com o Conselho de Agricultura como aplicar.

DEMANDA 2: Armazenamento de água: construção exclusiva de micro açudes para atendimento do pequeno produtor integrante da agricultura familiar. Este projeto define exclusivamente que o recurso deverá ser aplicado em micro açudes, após debatido pelo Conselho Municipal de Agricultura.

DEMANDA 3: Armazenamento de água: Implantação exclusiva de cisternas para o pequeno produtor integrante da agricultura familiar.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2021 ® Todos os Direitos Reservados