OUTUBRO ROSA ? PREVENÇÃO E CUIDADO COM A SAÚDE DA MULHER - 14/10/2021
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

Outubro, mês internacional de conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama. Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure criou o Outubro Rosa, objetivando o compartilhamento de informações e a promoção da conscientização sobre a doença.

Além disso, o movimento Outubro Rosa tem como foco cobrar mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para reduzir o número de óbitos pela doença.

Em Maratá, as Agentes Comunitárias de Saúde estão reforçando às mulheres do município a importância do exame de pré-câncer e demais cuidados preventivos. A Secretaria Municipal de Saúde possui a cota de 38 exames mensais de pré-câncer via Sistema Único de Saúde - SUS -, que são coletados no Centro Municipal de Saúde pelas enfermeiras, ginecologista ou pela médica Luciana.

No próximo dia 26 de outubro será o Dia "D" de coleta. Se ainda existir demanda após este dia, a Secretaria Municipal de Saúde agendará novas coletas em outra data. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Cláudia Röder, a procura pelo exame é grande e as cotas de outubro e novembro estão totalmente preenchidas. "Caso tenhamos mais procura até o final do ano, poderemos contratar o exame via Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí - Ciscaí", reforça Cláudia.

As mulheres que ainda não tenham solicitado o exame, podem procurar o Centro Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2021 ® Todos os Direitos Reservados