Kombi da Cultura leva literatura, teatro e música para crianças e adolescentes - 07/10/2021
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

Arte, música e literatura para crianças e jovens. Essa é a proposta do projeto Kombi da Cultura, lançado na manhã desta quinta-feira, 07, em Poço das Antas. A prefeita de Maratá, Gisele Schneider, o vice-prefeito, Marcus Joner e a secretária de Educação e Cultura, Jussara Henriques Dutra estiveram presentes no lançamento, juntamente com autoridades da região.

O projeto foi idealizado pelo artista e produtor cultural Marcos Cardoso, em parceria com Marcelo Brentano. Mas a execução só foi possível com o apoio da prefeita de Maratá, Gisele Schneider, considerada madrinha do Kombi da Cultura. Isso porque foi a chefe do Poder Executivo marataense que organizou os encontros e a aproximação dos produtores culturais com Ernani Follmann, proprietário da empresa Bondmann Química e cidadão marataense.

Ernani analisou a proposta e decidiu financiar o projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Rio Grande do Sul, o Pró-Cultura RS, vinculado à Secretaria de Cultura do estado. A Kombi da Cultura foi aprovada com louvor na seleção de projetos cadastrados.

Durante o seu discurso na abertura da série de apresentações, Gisele Schneider destacou sua satisfação em participar deste momento tão importante para a cultura e a educação na região. "Podemos afirmar que um sonho, apresentado em uma reunião no gabinete da prefeita de Maratá, depois de compartilhado com o empresário Ernani e sua esposa Beatriz, estudado e aprofundado, hoje é realidade aos nossos jovens", afirma Gisele.

Ernani Follmann não escondeu sua felicidade e emoção em poder fazer a Kombi sair do papel e rodar pela região com a intenção educativa. "Estou feliz em proporcionar este projeto à comunidade onde nasci (Poço das Antas). É um projeto inovador e vai ao encontro da filosofia da Bondmann, que é estimular a inovação.

Crianças e adolescentes de cinco cidades da região devem receber a visita da Kombi da Cultura, começando por Poço das Antas e passando ainda por Maratá, Brochier, São José do Sul e Salvador do Sul. Em Maratá, a apresentação do espetáculo "O Desafio do Fantástico Mago das letras" acontece na próxima segunda-feira, 11, no Parque Municipal da Oktoberfest. Serão três sessões para alunos da rede municipal de ensino e Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves: 9h30min, 13h15min e 15h30min. Cada criança deverá levar um livro de leitura/literatura para trocar por um novo. Livros didáticos e gibis não são aceitos.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2021 ® Todos os Direitos Reservados