Representantes do Comude de Maratá participam de reunião da Consulta Popular - 28/09/2021
Crédito: Por Júlio Hanauer | Jornalista (0020329/RS)

O Município de Maratá esteve representado, na última semana, na reunião dos representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento - Comudes - do Corede Vale do Caí, no campus da Universidade de Caxias do Sul, em São Sebastião do Caí. Participaram do encontro, os servidores Thuani Flôres Braga e Afonso Junior Weschenfelder.

Na ocasião, as lideranças municipais foram atualizadas de como será realizada a Consulta Popular em 2021. Desde 1998, o Rio Grande do Sul instituiu o programa que permite a participação popular na decisão do direcionamento de parte dos investimentos e serviços que constam no orçamento do Estado.

Em 2021 teremos uma novidade. O Governo do Estado criou o aplicativo de celular chamado Colab. Com ele, a população poderá enviar ideias e propostas para o desenvolvimento da sua região. Essa etapa será anterior à votação.

Sobre o aplicativo Colab

De acordo com a publicação do Governo do Estado, o cidadão pode baixar o aplicativo do Colab no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) e preencher o cadastro com seus dados. O segundo passo será a escolha de onde o cidadão deseja implementar a sua proposta, podendo digitar o endereço ou indicar por meio do "pin" (localizaça?o) a região desejada.

As propostas serão encaminhadas em formato de postagem, com descrição da ideia de forma direta, com justificativa da importância para a região. O cidadão terá um limite de 120 caracteres para escrever a proposta, podendo utilizar-se de foto para melhor ilustrar, e poderá consultar os Planos Estratégicos de Desenvolvimento (PED) de cada Corede.

São 11 áreas possíveis de sugestões. Após o processo de seleção e aprovação das sugestões encaminhadas pelos cidadãos, a votação ocorre de 22 a 30 de novembro. Mais informações podem ser acessadas em: https://www.estado.rs.gov.br/upload/arquivos//30-08-ppt-lancamento-consulta-popular.pdf.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2021 ® Todos os Direitos Reservados