Meio ambiente é projeto para alunos de Maratá - 08/04/2014

O Banrisul de Maratá, em parceria com o Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves e Prefeitura Municipal de Maratá, estão montando um projeto sobre meio ambiente, com o foco na preservação ambiental. No programa há várias etapas a serem cumpridas, e uma delas foi a visita da turma do terceiro ano do ensino médio, à CORSAN de Montenegro. A turma teve o acompanhamento da Porfessora de Biologia, Maria Eunice Hansen, professora Marilisa, representantes do Banrisul, Loreci e Raquel, Maico Schmitt e Thuane Braga, representando a Secretaria da Saúde e Meio Ambiente e a médica cubana Isabel, como representante da Secretaria da Saúde. Inicialmente o Engenheiro responsável pelo abastecimento, Marcelo, recebeu o grupo com uma excelente palestra, abordando vários assuntos sobre a água como o uso indiscriminado, necessidade urgente de mudança de hábitos, contaminações, soluções e por fim, o tratamento que a empresa realiza, os benefícios e sua operação. Toda equipe assistiu atentamente a explanação do Engenheiro, que tinha por objetivo conscientizar o público sobre a questão água e o meio ambiente em geral, sempre relacionando os efeitos que temos hoje, com o comportamento de cada um. Após a conversa os alunos fora às dependências da CORSAN, enquanto Marcelo explicava todo o processo de tratamento da água, desde sua captação do manancial Rio Caí.

O Engenheiro enfatizou a importância e a responsabilidade que cada Município tem, pois são vários os arroios que abastecem o manancial que fornece água para ser tratada, e depois destinada à cidade de Montenegro. Cada Município que compõem essa bacia tem sua responsabilidade e dever de cuidar dos recursos hídricos.

A professora Eunice aproveitou a oportunidade e o tema, que além de ser atual necessita sempre ser abordado e discutido, e cobrou um trabalho dos alunos, com direito a premiação simbólica do Banrisul. Segundo a Fiscal Sanitarista e de Meio Ambiente, Thuane Flores Braga, a noite foi de muito aprendizado, trocas de experiências, esclarecimentos. "Acreditamos que cada um de nós saiu de lá mais consciente", destacou Thuane.

Na foto o grupo na sede da CORSAN, em Montenegro.

Por Júlio Hanauer.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados