Coronavírus: Boletim Epidemiológico 12-01 - 12/01/2021
Crédito: Júlio Hanauer

A Secretaria Municipal da Saúde de Maratá atualizou na tarde desta terça-feira, 12, o Boletim Epidemiológico da Covid-19. O Centro de Saúde realizou dois testes rápidos: um com resultado negativo e outro positivo. Dos casos que estavam ativos, um foi considerado recuperado. Além disso, o município foi informado que houver duplicidade de resultado de um paciente que realizou teste em dois locais fora do município, portanto, será retirado do Boletim um caso confirmado.

O caso positivado no dia de hoje é de uma mulher de 82 anos que cumprirá isolamento domiciliar e seguirá os protocolos do Ministério da Saúde. Além disso, uma paciente, de 80 anos, que residia no município, havia positivado e foi internada há algumas semanas, veio a óbito no dia de ontem, 11, com uma das causas registradas como Covid-19, constante na declaração do Hospital São Lucas da PUC. Nesta mesma declaração, o hospital informou que o período de transmissão já estava encerrado, sendo o velório liberado. Contudo, o endereço registrado pela família no ato da interação é de Porto Alegre, por isso o município aguardará em quais dos dois municípios a Secretaria Estadual da Saúde irá registrar o óbito.

O quadro epidemiológico do município aponta uma coleta swab em análise laboratorial, enquanto são 83 confirmados (69 RECUPERADOS), 377 casos descartados e 40 pessoas monitoradas.

Continue se protegendo

Aproveitamos para reforçar as medidas impostas pelos decretos municipais para que as restrições de circulação de pessoas sejam respeitadas. Cabe aqui alertar a população para que continuem em suas casas, saindo somente para realizar o essencial.

Sugerimos que apenas uma pessoa de cada família vá ao mercado, lave regularmente as mãos com água e sabão, faça o uso do álcool gel, idosos acima de 60 anos permaneçam SEMPRE em casa, deixe sua residência bem arejada e esteja mais de dois metros de distância das pessoas.

O uso de máscaras é outra proteção contra a doença para quem circula em áreas externas. Usar é obrigatório e TODOS devem colocar a proteção sempre que em circulação externa e nos comércios.

Também é preciso ficar atento aos sintomas: coriza, tosse seca, e principalmente febre e falta de ar. Se apresentar os dois últimos sintomas, ligue imediatamente para o Plantão (996 548 322). Se apresentar outros sintomas de gripe e suspeitar de infecção por coronavírus, ligue para a Vigilância em Saúde de Maratá (996 997 722) para receber orientações e avaliação do caso. Quem teve contato com pessoa com SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO para Covid-19, deve comunicar imediatamente à Vigilância em Saúde do município. Estamos à disposição da comunidade para qualquer dúvida e informação.

(USE MÁSCARA. FIQUE EM CASA!)

Município de Maratá, 12 de janeiro de 2021.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2021 ® Todos os Direitos Reservados