Notícias

Projeto da Secretaria de Saúde Maratá é premiado nacionalmente - 16/12/2014


A Secretaria Municipal da Saúde de Maratá foi umas das vencedoras do Prêmio Inova Sus, do Ministério da Saúde, no final de novembro. Com o Projeto ?A educação em Saúde Coletiva, fortalecendo a gestão dos processos de trabalho no SUS?, desenvolvido pelo Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva ? NUMESC -, a Secretaria da Saúde de Maratá teve um dos 30 melhores projetos do Brasil. No Rio Grande do Sul, também receberam o prêmio, o município de Pelotas, Grupo Hospitalar Conceição e a Secretaria de Saúde do Estado. O valor de R$50.000,00 que será recebido como congratulação, vai ser investido em atividades de educação permanente, melhoria dos processos de comunicação e saúde do trabalhador. O objetivo do concurso é a identificação, valorização e premiação de experiências inovadoras, implementadas no âmbito do SUS.  

Segundo Gisele Schneider, Assessora em Saúde, o NUMESC possui profissionais de todas as áreas do Centro Municipal de Saúde, e estes estão trazendo uma nova forma de se realizar reuniões de equipe, proporcionando mais interação e também trazendo uma maior participação dos 52 colaboradores da secretaria. ?As pessoas estão colaborando na elaboração das reuniões, e percebo o engajamento do grupo, o qual está muito empenhado em trabalhar como uma equipe, trazendo a colaboração com cada colega, fazendo um tipo de integração?, destaca Thuani Flores Braga, fiscal sanitarista e de meio ambiente e também membro do núcleo.  

            Portanto, foi proposto o projeto que recebeu a premiação, o qual consiste em promover experiências terapêuticas e pedagógicas que possam ser aplicadas no trabalho diário dos funcionários. ?Propomos a formação de grupos, os quais possuem componentes de diferentes áreas como médicos, dentistas, recepcionistas, motoristas e demais colaboradores, e consequentemente acaba incentivando a cooperação e o trabalho em grupo?, frisa Thuani. Assim, os grupos devem escolher, pesquisar, estudar e apresentar um tema pertinente a todos, nas reuniões.

            Em setembro a equipe do NUMESC iniciou com o tema saúde do trabalhador. Já os grupos vermelho, marrom e verde trataram sobre acolhimento e humanização, atendimento em urgência e emergência e motivação, respectivamente nos últimos meses. Para Gisele, um dos principais resultados, é a criação de ambientes de discussão de ideias, troca de saberes e discussão de problemas. ?Tivemos melhora no atendimento dos usuários da saúde em Maratá e o relacionamento com as famílias?, finaliza.

 

            O NUMESC é formado por uma equipe multidisciplinar, que reúne os seguintes trabalhadores do SUS: Amanda Kochenborger - quiropraxista, Carina Angeli Lerner - recepcionista, Deise Nicole de Oliveira - fisioterapeuta, Eduardo Endres ? administrador de empresas, Gisele Adriana Schneider ? administradora hospitalar, Ilária Cristiane Dipp - enfermeira, Lisiane Santos Vargas ? técnica em saúde bucal e Thuani Flôres Braga ? bióloga.

             

 


horas

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
8h às 12h
13h às 17h

Contato Rápido

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2022 ® Todos os Direitos Reservados