Reunião debate controle de moscas e borrachudos - 13/11/2014

Vereadores e representantes das Secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente se reúnem com Prefeito para debaterem o controle de moscas e ?borrachudos?, na última segunda-feira. O objetivo da reunião foi juntar ideias e conhecimentos para promover campanhas de controle e combate às moscas e borrachudos em Maratá, resolvendo junto com os vereadores, que são representantes das comunidades. O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Élson Wadenphul, falou da possibilidade já estudada de instalar em Maratá uma usina de secagem de esterco, porém, ainda é necessário estudar um projeto, ver investidores, já que o investimento é alto e requer mão de obra organizada.

Moscas e borrachudos são uma realidade de municípios do interior, onde há criação animal de pequeno e grande porte. Atitudes pontuais de manejo, tanto em casa, quanto em granjas podem sim trazer resultados mais equilibrados, trazendo benefícios aos produtores, à saúde da população e ao meio ambiente. Maico Schmitt e Thuani Flores Braga, Diretor de Meio Ambiente e Fiscal Sanitarista e de Meio Ambiente, respectivamente, irão elaborar folders para divulgar à população, sobre medidas de controle de moscas e borrachudos. Assim, estarão exemplificadas ações que todo munícipe deve ter, mesmo em propriedades com criações pequenas, para evitar esses vetores. Cuidados com manejo dos resíduos sólidos e orgânicos, fossas, preservação de vegetação às margens de arroios e córregos, etc. ?Casas e empreendimentos são vistoriados, para identificação de focos, sendo que cabe salientar que nem sempre, numa comunidade, o foco está relacionado à chiqueirões ou aviários. Há residências com criações pequenas de suínos, aves, cães e gatos, mau manejo do lixo, com a presença desses vetores?, destaca Maico. Já o Prefeito, Fernando Schrammel, se comprometeu em verificar com a Secretaria de Obras, a reforma da calha medidora de vazão, a qual é responsável pela dosagem de BTI, o qual é usado no controle dos Borrachudos. ?Iremos fortalecer nossas vistorias para identificar focos e para coibir danos ambientais relacionados a lançamentos de dejetos em cursos d'água?, declara Schrammel.

Por Júlio Hanauer.