Comunicado sobre as medidas contra o coronavírus - 16/03/2020
Crédito: Júlio Hanauer

O prefeito de Maratá, Fernando Schrammel, esteve reunido na tarde desta segunda-feira, 16, com os secretários municipais para traçar estratégias de prevenção contra o Covid-19, conhecido mundialmente por coronavírus. Não há motivo para pânico, pois não há casos confirmados no Vale do Caí. No entanto, é preciso prevenir e combater o vírus antes dele ameaçar a população de Maratá, principalmente os idosos, e comprometer a capacidade de atendimento do sistema de saúde.

De acordo com o chefe do executivo, amanhã à tarde será realizada uma reunião em São Sebastião do Caí, onde se reúnem prefeitos e secretários municipais de saúde e educação dos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Caí (Amvarc). Neste encontro serão discutidas medidas cabíveis para conter uma possível propagação do vírus na região. "Vamos aguardar esta reunião para tomar novas medidas quanto a este assunto", declara o prefeito.

O que já está sendo realizado no município?

Escolas:
A secretaria da Educação está enviando aos alunos, professores e funcionários das escolas municipais um comunicado detalhado com dicas de prevenção ao coronavírus. Clarine Pittelkow Luft, secretária da Educação, afirma que a secretaria está monitorando a situação dos novos casos do Covid-19, por isso deve cancelar as aulas de acordo com a orientação da Undime e Amvarc.

Por enquanto são seguidas as instruções de prevenção disponibilizadas pelas entidades superiores. As salas de aula devem estar bem arejadas e procedimentos de higienização dos ambientes serão reforçados, bem como as orientações para lavagem das mãos.

Secretaria da Saúde:

- No Centro Municipal de Saúde as equipes que possuem contato direto estão usando máscaras e óculos para evitar possíveis contatos com o vírus.
- De acordo com a secretária de Saúde de Maratá, a secretaria está reorganizando agendas de consultas e organizando estratégias para evitar circulação de pessoas saudáveis no Centro de Saúde.
- Grupos e oficinas estão cancelados por tempo indeterminado a fim de resguardar os participantes.
- Remédios de uso contínuo são entregues em quantidades suficientes para 60 dias.
- Pessoas com sintomas gripais devem solicitar máscaras imediatamente assim que chegarem ao Centro de Saúde.
- Criação de atendimento domiciliar para casos suspeitos de coronavírus. A primeira triagem será realizada por meio do atendimento telefônico através do número 51 996 997 722. Uma enfermeira capacitada irá realizar questionamentos para verificar a situação e, conforme avaliação, a equipe se desloca para examinar o paciente e fazer a coleta de material para análise. Este procedimento evita que a pessoa doente saia de casa e tenha contato com pessoas saudáveis.
- Dispensadores fixos de álcool gel estão instalados em corredores para higienização das mãos.

Esporte:

- As próximas duas rodadas da 2ª Copa Transcitrus de Futsal serão adiadas para o final da tabela. Portanto, os jogos dos dias 20 e 27 de março estão suspensas.

Dicas de prevenção:

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Fonte: Ministério da Saúde.

Quais os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre.
- Tosse.
- Dificuldade para respirar.
Fonte: Ministério da Saúde.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2020 ® Todos os Direitos Reservados