Notícias

Novembro Azul - 04/11/2014


Campanha conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata

 

         O Novembro Azul, celebrado durante o mês mundial de combate ao câncer de próstata, tem como objetivo combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos. O nome remete à cor do laço azul que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de próstata e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

         O Movimento Novembro Azul faz parte da Campanha que busca promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao especialista e à realização do exame de toque.

         O câncer de próstata é o segundo que mata mais homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, só em 2014, 68 mil novos casos sejam diagnosticados no país.

         A maior parte dos casos no mundo ocorre em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.       Grande parte da população masculina ainda não se conscientizou da importância da detecção precoce do câncer de próstata.

 

Sobre o Câncer de Próstata
         A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É ela que produz 70% do esperma. Quando as células deste órgão começam a ser multiplicar de forma desordenada ocorre o câncer.

         A próstata fica, então, mais endurecida e a doença é facilmente descoberta no exame de toque retal. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no mundo.

Prevenção

         Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

         Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros.    Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários a partir dos 45 anos.

 

         Um dos nossos objetivos é a participação e divulgação da importância do Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata e, assim como o Outubro Rosa, o Movimento Novembro Azul é uma excelente oportunidade para que todos possam se sensibilizar com a causa.  

         Assim, sugerimos a confecção e exposição de laços azuis ou outra decoração, durante o mês de novembro, que lembre e sensibilize a população para a importância da prevenção contra o Câncer de Próstata.

         Novembro Azul - junte-se a nós na luta contra o câncer de próstata.


horas

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
8h às 12h
13h às 17h

Contato Rápido

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2022 ® Todos os Direitos Reservados