Professores municipais recebem formação pedagógica com ênfase na BNCC - 13/02/2020
Crédito: Júlio Hanauer

O corpo docente da rede municipal de ensino de Maratá participa, nesta semana, da Formação Pedagógica organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SMEC). Os encontros seguem até o dia 18 de fevereiro e visam definir estratégias e detalhes do ano letivo que inicia, além de apresentar aos professores as novidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As primeiras atividades aconteceram no início desta semana, quando foram abordadas questões relacionadas aos cadernos de chamada, avaliações, boletins e projeto anual aplicado às turmas e Plano Municipal de Educação. Esse detalhamento foi apresentado pela equipe da Secretaria de Educação.

A professora Sirlei Maria Spohn Stein, de São Pedro da Serra, é responsável pelas atividades relacionadas à BNCC, nessa quarta-feira, 12, e quinta, 13, com a palestra "Planejamento na prática". Mestranda em Educação, Sirlei realizou o curso de formação pelo Ministério da Educação e diz que a mudança mais significativa apresentada pela Base Nacional Comum Curricular se dá na educação em forma de espiral. "Os conteúdos terão continuidade, sem quebra entre os anos. Isso faz com que os alunos aproveitem o conhecimento que já possuem e possam amplia-lo, de forma que se sinta instigado e ser mais crítico com relação aos temas estudados", diz Sirlei Stein.

De acordo com a secretária de Educação, Clarine Pittelkow Luft, o principal objetivo da SMEC de Maratá é auxiliar e orientar os professores quanto as alterações e mudanças que deverão ser aplicadas nas escolas a partir de 2020.

Na segunda-feira, 17, os municípios de Maratá, Brochier e São José do Sul fazem uma parceria para a palestra "Motivações para viver melhor em tempo de mudanças", ministrada pelo palestrante Jorge Trevisol. Neste mesmo dia os professores participam da apresentação do Projeto Educação Financeira, que será realizado em parceria com a Cooperativa Sicredi. A intenção é educar os jovens para o mercado de trabalho e para a organização da vida financeira.

Além da formação local, os docentes marataenses estarão no Fórum Regional de Educação, organizado pelos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC), parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Educamax. Com o tema "Desaprender, reaprender e aprender de novo e de novo", o fórum acontece na terça-feira, 18, na cidade de Feliz. Todas as atividades também são direcionadas às profissionais da Educação Infantil.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2020 ® Todos os Direitos Reservados