Escolas municipais iniciam ano letivo no dia 19 de fevereiro - 11/02/2020
Crédito: Júlio Hanauer

A Secretaria de Educação de Maratá comunica aos cidadãos o retorno das aulas nas escolas municipais no dia 19 de fevereiro. Toda a rede municipal contará com turno integral em 2020, porém, os alunos das séries finais do ensino fundamental da EMEF Pedro Cristiano Höher terão turno integral em março. A Emei Descobrindo a Vida já retomou integralmente suas atividades no dia 3 de fevereiro. Até o momento estão matriculados cerca de 250 alunos, que compreendem desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a secretaria, todos os educandários foram dedetizados e passaram por reformas, visando oferecer conforto aos alunos de modo que contribua na qualidade do aprendizado. "A Secretaria de Obras está dando um grande suporte nas manutenções das escolas, pois estamos concentrando esforços para deixar tudo pronto até o retorno dos alunos", afirma Clarine Pittelkow Luft, secretária da Educação.

Professores e diretores retornaram às atividades no início deste mês, quando iniciaram a organização das escolas e planejamento do retorno das aulas fevereiro. O corpo docente também participa da Formação Pedagógica organizada pela SMEC de 10 a 18 de fevereiro, a fim de definirem estratégias e detalhes do ano letivo que inicia. "O principal objetivo da SMEC de Maratá, nesta formação, é auxiliar e orientar os professores quanto as alterações e mudanças que deverão ser aplicadas nas escolas a partir de 2020, de com acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)", explica Clarine.

Na sexta-feira, 14, os municípios de Maratá, Brochier e São José do Sul fazem uma parceria e promovem a todos os profissionais da educação a palestra "Motivações para viver melhor em tempo de mudanças", com o palestrante Jorge Trevisol. Em paralelo com a formação organizada pela SMEC, os professores participarão do Fórum Regional de Educação, organizado pelos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC), parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Educamax. Com o tema "Desaprender, reaprender e aprender de novo e de novo", o fórum acontece na terça-feira, 18, na cidade de Feliz. As duas atividades também são direcionadas às profissionais da Educação Infantil.

Novidades em 2020

Além das atividades já ofertadas no contraturno escolar no ano letivo de 2019, entre elas dança alemã, teatro, musicalização, banda marcial, e outras, a Secretaria de Educação implantará, oficialmente, o projeto de natação para alunos das turmas do 2º ano. O principal objetivo, segundo a secretaria, é ensinar o nado às crianças, tendo em vista a presença de cachoeiras e arroios no município.

O Projeto piloto ocorreu no segundo semestre de 2019, gerando excelentes resultados. Outra novidade é a implantação do Projeto Educação Financeira, que será realizado em parceria com a Cooperativa Sicredi. Todos os professores das escolas municipais receberão o projeto, no entanto, será aplicado, com mais ênfase, aos alunos das séries finais. A intenção é educar os jovens para o mercado de trabalho e para a organização da vida financeira deles.

Novidade no município, a Turma de Aceleração deve corrigir a distorção idade-série dos alunos matriculados na rede municipal até o final de 2019. A turma diminuirá os índices de repetência e promoverá o entendimento dos estudantes sobre a importância de estudar, levando-os a ter um futuro promissor. O Regimento Escolar da Turma de Aceleração foi elaborado no segundo semestre de 2019. "O planejamento para esta turma será diferenciado, visando metodologias diversificadas para que o aluno consiga atingir os objetivos e consiga progredir nos estudos", destaca a secretária de Educação, Clarine Pittelkow Luft.

Colégio Paulo Chaves retoma aulas nos dias 26 e 27

O Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves retoma as aulas em dois dias diferentes. Conforme a direção, no dia 26 de fevereiro os estudantes do ensino médio voltam às aulas no turno da noite. Já no dia seguinte, 27 de fevereiro, o ensino fundamental inicia o ano letivo 2020. Neste ano, as aulas das turmas de 1º ao 9º ano acontecem somente à tarde.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2020 ® Todos os Direitos Reservados