Projeto oferece aulas de natação aos alunos do turno complementar - 20/11/2019
Crédito: Júlio Hanauer

Legenda: Grupos de até sete alunos realizam a aula por 50 minutos

A fim de possibilitar aos alunos variadas oportunidades de atividades físicas, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Maratá implantou o projeto "Natação no Contraturno Escolar", direcionado aos estudantes do 2º ano das escolas municipais. Conforme a secretaria, este é um projeto piloto que segue até o final deste ano letivo, mas pode continuar em 2020.

Todas as terças-feiras, os participantes do turno complementar escolar, inscritos para a aula de natação, frequentam o Espaço Bem Estar, local apropriado para a prática. Quem orienta e acompanha as crianças é Gabriela Wilhelm, graduada em Educação Física. Conforme a secretária de Educação e Cultura, Clarine Pittelkow Luft, foi escolhida a turma do 2º ano porque crianças desta faixa etária (7 e 8 anos) são mais propícias para aprender a nadar.

As turmas de natação possuem no máximo sete alunos nas aulas que duram 50 minutos. Entre os benefícios do novo projeto estão: o desenvolvimento neuro-motor, a capacidade cardiorrespiratória, a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade, a força, além do desenvolvimento das habilidades psicomotoras como a lateralidade, a audição, a visão e a noção de espaço e tempo.

Para o prefeito de Maratá, Fernando Schrammel, que também é professor de Educação Física, a atividade é algo inédito na programação do turno complementar das escolas. "Achei uma bela iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura. São poucos os municípios que oferecem natação às crianças", afirma Schrammel.

Segundo Clarine, o projeto contribui para a segurança dos pequenos, tendo em vista que o município possui dois pontos turísticos para banho. "As famílias costumam ir aos parques da cachoeira e cascata com as crianças. Portanto, ensinar natação aos estudantes é uma forma de oferecer segurança a eles", afirma a secretária da Educação.

O transporte da escola até o Espaço Bem Estar e as aulas são totalmente gratuitos, oferecidos pela Secretaria da Educação. Apenas os itens de banho, a touca e os óculos (opcional) são de responsabilidade das famílias. Participam do projeto apenas alunos inscritos e autorizados pelos responsáveis. Após os resultados positivos deste experimento piloto, a intenção da  SMEC é continuar com a natação no ano que vem, quando novamente os alunos do 2º ano (7 e 8 anos) poderão se inscrever e participar.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados