Poesia e Desenho premiados em Maratá - 27/03/2014

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta semana o segundo concurso de Poesia e Desenho, o qual é desenvolvido com as escolas municipais. O trabalho desse ano teve como tema "Resgatando nossas raízes, nosso município tem história e memória", o mesmo título que será trabalhado ao longo de 2014 em vários aspectos. Para a Secretária da Educação de Maratá, Mirtes Sost, cada escola teve o papel de preparar, divulgar e selecionar os melhores trabalhos para a primeira fase da mostra. "Durante todo o ano, será resgatada a história da cidade, e dentro desse tema estão brincadeiras antigas, músicas, vestimenta, locais importantes desde a pré-história", declarou Mirtes. A Secretária destacou ainda, que educação não se faz sozinho, é preciso que os pais incentivem seus filhos para que estudem, e o mais importante, não sendo somente os professores os responsáveis pela formação, e sim toda a família deve estar envolvida e acompanhando e etapa escolar dessas crianças. Já em seu discurso, o Prefeito ressaltou o prestígio de concursos como esse, sendo uma excelente forma de incentivo à escrita e leitura destes alunos. Após a abertura da Mostra, os concorrentes das poesias realizaram as declamações, as quais foram extremamente criativas e mostraram realmente o quanto os alunos estão estudando a história de Maratá. O corpo de jurados, formado por sete pessoas da área, como Liani Teresinha Büttenbender (guia local de turismo), Daniel Verselhese (Vêrsa, chargista do Jornal Ibiá), Oscar Bessi Filho (Escritor, Colunista do Jornal Ibiá e Capitão da BM), Vitor Hugo Garaeis (Professor de História), Paulo Ricardo Griebeler (Contador da Prefeitura de Maratá) e Ricardo Pletsch (Funcionário Público da Prefeitura de Maratá. Todos eles deram suas notas e escolheram os melhores desenhos e poesias, em diferentes categorias. No concurso de desenhos, no nível quatro, os vencedores foram Fernanda Letícia Kasper, Ana Roberta Metz e Anderson da Silva em ordem do terceiro para o primeiro lugar. No nível três, os melhores artistas foram João Paulo da Motta, Stephany Loppes e Júlia Sipp. Já no nível dois, os desenhos de Mateus Henrique Breitenbach, Eduarda da Cunha de Mello e Kamilli Eduarda Martins foram os premiados. A educação infantil também teve participação, sendo que o nível um era da pré-escola e tendo como vencedores, Bianca Nonnemacher, Nicole Amanda Schmidt e Ariani Vier. Os poetas marataenses, foram divididos em dois níveis, e o nível dois teve como ganhadores os alunos Luisa Garcia Escher, Danieli Fernanda Scheren e Francieli Broilo. No nível um Ramom Martins, Gabrieli Nicoli da Silva e Dalete Laiana Nunes da Silva, conquistaram as medalhas. O Concurso fez parte do projeto anual, que será trabalhado com todos os alunos da rede municipal. O título defendido pela SMED, fala sobre o resgate das nossas raízes e a construção da nossa história. Sendo a cultura dinâmica e mutável, faz se necessário que as novas gerações conheçam os hábitos desenvolvidos e vividos pelas gerações anteriores. "Este compartilhamento de vivências, torna- se imprescindível na formação de cidadãos que admiram, respeitam e zelam para manter viva a cultura de nossos pais e avôs", conta Mirtes, justificando o trabalho.

"Inúmeras vezes nos preocupamos em conhecer o país, o mundo, o estado e nos esquecemos do primordial que é conhecer nosso município. Saber a história de sua origem, sua riqueza turísticas e econômicas, sua cultura", ressaltam Gisele Neuhaus e Joseane Schummacher, supervisora e pedagoga da Secretaria Municipal da Educação, respectivamente. Durante os meses de abril maio e junho os alunos sairão para pesquisarem fatos antigos, e transformar isto em histórias de quadrinhos. Após este período, ainda terão pesquisas referentes à receitas, música e vestimenta, onde sempre farão a ação teórica e prática.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados