História

A colonização de município iniciou em 1857, quando imigrantes alemães desembarcados em São Leopoldo, se instalam nas margens do Arroio Maratá, motivados pela beleza do lugar e pela fertilidade do solo.
        A principal força econômica da cidade nos seus primeiros anos era a agricultura. Para escoar a rica produção regional chegou a ser implantado por Andréas Kochenborger um serviço de navegação até Porto Alegre, partindo do arroio Maratá e passando pelo Rio Caí, mas acredita-se que esta navegação era feita somente próxima ao rio caí, pois o arroio Maratá não é navegável em sua extensão até desaguar no rio Caí. A ferrovia Porto Alegre - Caxias do Sul, inaugurada em 1909, foi de grande importância para a localidade, pois a estação implantada no povoado tornou-se um centro de escoamento da produção agrícola da região. Junto com isso veio também o desenvolvimento cultural e educacional, com a notável participação da família Rücker.
        Nos anos 70 a via férrea foi desativada e a cidade passou por um período de estagnação que só foi revertido com o início do processo de emancipação. Em 20 de março de 1992, Maratá se desligou de Brochier e foi criado o novo município.

A emancipação ocorreu em 20 de março de 1992, através da Lei Estadual nº 9622/92. O município possui área total de 82,70 Km² e localiza-se na Encosta Inferior do Nordeste. Limita-se com os municípios de Poço das Antas, ao norte, Montenegro, ao sul, Salvador do Sul e São José do Sul ao leste e a oeste com Brochier. Sua altitude em relação ao nível do mar é de 27 metros e a população atual é de 2.668 habitantes segundo o Senso 2010 IBGE.

Atualmente, o município é reconhecido por suas belezas naturais e pontos turísticos: Parque Municipal da Cascata Vitória, Parque da Cachoeira Maratá, Parque Municipal da Oktoberfest, Praça Municipal Dora Lídia Brocker, Morro Ibiticã com vista panorâmica da cidade e paleotocas, Trilha Turística de Maratá, Casa do Turista, Passeios de Dindinho, Casa do Artesanato Fritz e Frida de Maratá, Pousada Ko Freitag. Pórticos e prédios em estilo enxaimel, arquitetura colonial, produtos coloniais e a hospitalidade dos marataenses também são preciosidades encontradas em Maratá.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2013 - 2018 ® Todos os Direitos Reservados